© 2020 por PixinganoVale. Choro para Todos.

Fernando César - convite!

Fernando César é filho da geração de Chorões que chegou a Brasília ainda no período da construção da cidade. Sua carreira é formada em completa imbricação à cena do choro brasiliense. Ainda criança, Fernando César e seu irmão, o bandolinista Hamilton de Holanda, incentivados fortemente pelo pai, formaram o Dois de Ouro. A primeira apresentação do grupo aconteceu em setembro de 1981, no Clube do Choro de Brasília e a partir daí fizeram várias apresentações e encontros musicais com grandes nomes da música brasileira, gravaram três CDs e realizaram diversos shows em países como França, Áustria, Turquia e África do Sul.



Participou do grupo Choro Livre, entre (1988 e 1991) (2001 e 2004), com o qual gravou dois discos, fez várias apresentações no Brasil e no exterior. Integra também desde 1985, o grupo Choro & Companhia, com o qual ganhou prêmio e representou o Choro em diversos lugares do mundo. Em 2006, formou o AQuattro, gravou o cd AQuattro toca Luperce Miranda e participou da edição de 30 anos do Projeto Pixinguinha (2007/2008) com shows em diversas capitais brasileiras.


Fernando César atua também como produtor, arranjador, compositor e diretor musical e em diálogo com a cena brasiliense do Choro que o músico forma grupos, propõe a articulação do Choro com outros gêneros musicais e se dedica à preservação, inovação e difusão do gênero. Lançou, em 2010, seu primeiro cd solo intitulado “3 por 4”, com repertório de Valsas e em 2016, comemorando 35 anos de música, Fernando César iniciou uma circulação pelo país com seu Regional apresentando o show “Tudo novamente”. Esses shows geraram o álbum homônimo lançado em 2017.


O violonista, compositor e arranjador é também professor com vasta atuação no cenário do Choro. Desde 2002, atua como professor de violão na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (Brasília/DF) e, de 2004 a 2010, acumulou a função de coordenador da Escola, a primeira no mundo voltada para o ensino do Choro. Ministra frequentemente cursos pontuais e oficinas de violão e de prática de conjunto em festivais, encontros e eventos diversos.

4 visualizações